noticias544 Seja bem vindo ao nosso site fernandesmiguel28@hotmail.com!

Brasil

Secretário de Trump anuncia revogação do visto americano de Alexandre de Moraes e de 'seus aliados no tribunal'

Secretário de Trump anuncia revogação do visto americano de Alexandre de Moraes e de 'seus aliados no tribunal'

Publicada em 19/07/25 às 00:57h - 32 visualizações

fernandesmiguel28@hotmail.com


Compartilhe
Compartilhar a noticia Secretário de Trump anuncia revogação do visto americano de Alexandre de Moraes e de 'seus aliados no tribunal'  Compartilhar a noticia Secretário de Trump anuncia revogação do visto americano de Alexandre de Moraes e de 'seus aliados no tribunal'  Compartilhar a noticia Secretário de Trump anuncia revogação do visto americano de Alexandre de Moraes e de 'seus aliados no tribunal'

Link da Notícia:

Secretário de Trump anuncia revogação do visto americano de Alexandre de Moraes e de 'seus aliados no tribunal'
 (Foto: fernandesmiguel28@hotmail.com)

Por Redação g1

 

Secretário de Estado dos EUA manda revogar visto de Alexandre de Moraes

Marco Rubio, secretário de Estado do governo Trump, informou nesta sexta-feira (18) que revogou os vistos americanos para o ministro do STF Alexandre de Moraes, "de seus aliados e de seus familiares imediatos".

"O presidente Trump deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos", diz a postagem de Rubio na rede social X.

"Portanto, ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados no tribunal, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato" — não está claro quem seriam os aliados citados.

A decisão ocorre no mesmo dia em que Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado de Trump.

Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), havia "concreta possibilidade" de fuga do ex-presidente.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) agradeceu a Trump e a Rubio pela revogação do visto de Moraes.

"Eu não posso ver meu pai e agora tem autoridade brasileira que não poderá ver seus familiares nos EUA também - ou quem sabe até perderão seus vistos", diz o deputado, que está licenciado e estabeleceu residência nos EUA.

Tornozeleira

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou a usar tornozeleira eletrônica nesta sexta por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). A solicitação, assinada por Paulo Gonet, foi atendida por Moraes.

Segundo a PGR, há risco concreto de fuga do país e de intimidação a autoridades brasileiras por parte do ex-presidente. A avaliação embasou o pedido para que ele passe a usar tornozeleira eletrônica e seja proibido de acessar embaixadas ou manter contato com diplomatas estrangeiros.

A medida foi classificada por Bolsonaro como “suprema humilhação”. Alexandre de Moraes também impôs recolhimento domiciliar noturno, proibição de uso de redes sociais e de contato com investigados, diplomatas e embaixadores. Moraes atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República. A decisão foi motivada por uma série de fatores apontados pela PGR e por Moraes.

Foto de arquivo: Alexandre de Moraes em 1 de fevereiro de 2023. — Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Foto de arquivo: Alexandre de Moraes em 1 de fevereiro de 2023. — Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Lei Magnitsky

A retirada do visto de Moraes não caracteriza a aplicação da Lei Magnitsky pelo governo dos EUA. Bolsonaristas pedem há meses que o dispositivo seja usado contra o ministro do STF.

A lei entrou em vigor em 2012, durante o governo Obama, com o apoio de republicanos e democratas. Ela tem como objetivo punir indivíduos que violam os direitos humanos, no entendimento da Casa Branca.

Apelidada de "pena de morte financeira", a Lei Magnitsky impõe sanções financeiras pesadas, como a proibição de estrangeiros de ter conta em banco nos EUA e de portar cartão de crédito de nenhuma das grandes bandeiras que operam nos Estados Unidos.

Instituições financeiras do mundo todo podem ser obrigadas a congelar ativos, fechar contas e cancelar cartões de crédito da pessoa sancionada.

A lei foi nomeada em homenagem a Sergei Magnitsky, um advogado russo que foi preso e alegadamente torturado numa prisão russa por investigar crimes ligados à lavagem de dinheiro e corrupção na Rússia. Magnitsky morreu na prisão. A morte dele motivou legisladores americanos a sancionar e punir pessoas envolvidas nessa investigação e ligadas à morte dele.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)999.651124

Copyright (c) 2025 - fernandesmiguel28@hotmail.com - Covid 19 Nosso Inimigo Invisivel Use Alcool Gel Mascara Mantenha o Distanciamento.
Converse conosco pelo Whatsapp!